A Horus Engenharia e Serviços disponibiliza a seus clientes a opção de registrar no CREA, todos os serviços realizados, através de uma ART assinada pelo nosso engenheiro eletricista.
A Horus oferece a seus clientes os seguintes serviços, dentre outros:

MANUTENÇÃO PREVENTIVA EM SUBESTAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
Numa manutenção preventiva, todos os equipamentos são inspecionados e submetidos à ensaios de grandezas elétricas, para verificar suas condições de funcionamento.
Além de limpeza, as principais atividades realizadas são:
TRANSFORMADOR
-
Medição da relação de transformação;
-
Medição da resistência ôhmica de isolamento;
-
Medição da resistência ôhmica dos enrolamentos;
-
Reaperto das conexões dos terminais de AT e BT;
-
Limpeza do equipamento;
-
Coleta de óleo para análise, em laboratório.
CHAVE SECCIONADORA DE MÉDIA TENSÃO
-
Ajuste da pressão das molas, se necessário;
-
Limpeza dos contatos;
-
Ajuste de fechamentos de facas, se necessário;
-
Verificação de simultaneidade de fechamento;
-
Verificação do limite de abertura.
ISOLADORES E BARRAMENTOS DE MÉDIA TENSÃO
-
Reaperto de conexões;
-
Verificação de existência de trincas.
Em algumas subestações de energia elétrica, além do transformador e dos equipamentos acessórios, a mesma também é equipada com um disjuntor de média tensão, que tem a função de proteção, abertura e fechamento do sistema de média tensão.
Numa manutenção de subestação, o disjuntor também é manutenido.
Além de limpeza, também são realizadas, pelo menos as seguintes atividades:
DISJUNTOR DE MÉDIA TENSÃO
-
Medição da resistência ôhmica de contato;
-
Medição da resistência ôhmica de isolamento;
-
Limpeza e lubrificação do mecanismo de acionamento;
-
Ajuste das varetas de acionamento, se necessário;
-
Reaperto de conexões;
-
Manobras e testes funcionais no sistema de comando
MANUTENÇÃO PREVENTIVA EM DISJUNTOR DE MÉDIA TENSÃO


CORREÇÃO DO FATOR DE POTÊNCIA PARA ELIMINAR A MULTA DA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA

Toda subestação de energia elétrica, além de algumas cargas, produzem uma energia que é perdida, chamada ENERGIA REATIVA, causada por BAIXO FATOR DE POTÊNCIA. Esta energia reativa, mesmo não sendo utilizada, é COBRADA na conta de energia elétrica através de MULTA.
Muitas empresas e condomínios, por falta de conhecimento, acabam pagando multa nas suas contas de energia elétrica, sem mesmo saber. Isto porque, a multa vem discriminada na conta com um nome técnico, e, só quem tem este conhecimento consegue identificar a cobrança dessa multa.
Para que a multa seja eliminada é necessário a realização de um estudo no sistema elétrico e, em função dos parâmetros medidos, calcula-se a instalação de um banco de capacitores. Este banco de capacitores vai compensar a energia perdida, fazendo com que a multa seja eliminada.
Porém, se este banco de capacitores não for corretamente dimensionado e instalado, ao invés de corrigir, ele pode gerar uma outra multa por excesso capacitivo. Daí a necessidade de se contratar empresas ou profissionais especializados.
A análise de energia é um estudo de coleta de grandezas elétricas, cuja finalidade é obter informações da situação e comportamento de um sistema elétrico.
Recomenda-se a realização da análise energia de um sistema elétrico:
-
Toda que que uma nova carga, relevante, for instalada
-
Toda vez que existir algum problema no sistema elétrico e ninguém sabe o motivo
-
Toda vez que houver a necessidade de saber como está a situação do sistema elétrico instalado; Outros
Numa análise energia, são realizadas medições em campo, num terminado período, das seguintes grandezas elétricas, de maneira simultânea:
-
Tensão máxima e mínima, por fase, e entre fase e neutro
-
Corrente máxima e mínima, por fase, e no neutro
-
Potência ativa total e por fase e total
-
Potência reativa total e por fase e total
-
Fator de potência, etc
ANÁLISE DE ENERGIA E DIAGNÓSTICO PARA MELHORIA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

VISTORIA, LAUDO DE SPDA E LAUDO DE ATERRAMENTO
O SPDA - Sistema de Proteção Contra Descarga Atmosférica tem a finalidade de proteger as edificações e as pessoas, dos danos causados pela incidência direta dos raios.
De maneira geral, toda edificação com potência instalada a partir de 75KW é obrigada a ter um SPDA instalado. Porém, o SPDA tem que ser vistoriado periodicamente, para garantir que o mesmo esteja funcionando perfeitamente, em acordo com a norma 5419, que é atualizada periodicamente. Somente assim, o SPDA vai garantir a segurança para o qual foi projetado.
Portanto, apenas o fato de uma edificação ter um SPDA instalado não garante a proteção contra os raios. Muitas edificações não fazem essa vistoria, e, apesar de acharem que estão seguras, na verdade, estão vulneráveis aos danos das descargas atmosféricas e e nem sabem disso.
A termografia ou inspeção termográfica nas instalações elétricas é um procedimento técnico de inspeção térmica nos equipamentos energizados, através de um termovisor.
Através da termografia é possível fazer uma leitura térmica de toda a instalação elétrica, identificando pontos de mau contato em conexões, mal funcionamento interno dos equipamentos, não detectáveis por aparelhos convencionais, etc.
Dessa maneira, é possível identificar e corrigir situações de risco, antes do problema acontecer nas instalações elétricas.
A termografia pode ser realizada em instalações elétricas comerciais, industriais e residenciais (quadros elétricos e equipamentos).
TERMOGRAFIA NAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA E MÉDIA TENSÃO E EMISÃO DE LAUDO TÉCNICO.

VISITA TÉCNICA E ELABORAÇÃO DE LAUDOS PARA ADEQUAÇÃO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE ACORDO COM A NORMA NR-10
A Norma Regulamentadora NR-10 estabelece os requisitos e condições mínimas das instalações elétricas, com o objetivo de garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores de serviços em eletricidade e, também das pessoas que interagem com os equipamentos e quadros das instalações elétricas.
É recomendado que toda instalação elétrica seja instalada de acordo com os requisitos mínimos da NR-10. Porém, a maioria das instalações mais antigas estão fora das normas atuais, o que aumenta o risco de acidentes para os funcionários e usuários.
Além disso, a NR-10 determina que toda empresa com carga instalada superior a 75KW, deverá constituir e manter um Prontuário de Instalações Elétricas - PIE, contendo projeto elétrico, planejamento e procedimentos de segurança, documentação, certificados, etc.
É um ensaio elétrico que é realizado com o objetivo de garantir que os cabos elétricos/muflas de média tensão foram montados de maneira adequada, com os parâmetros de rigidez dielétrica dentro das normas.
O ensaio é realizado aplicando-se uma tensão muito superior à tensão nominal do cabos, usando um HIPOT, por um determinado período de tempo. Durante os ensaios, verifica-se o comportamento do cabo/mufla com relação à corrente de fuga.
Quando a corrente de fuga não ultrapassa o parâmetro máximo, quer dizer que as muflas foram bem confeccionadas e estão de acordo com a norma vigente (NBR 6881).
Para garantir a integridade das instalações elétricas, a Horus utiliza um Hipot Não Destrutivo. Ou seja, no caso de algum problema na mufla, o aparelho desarma evitando que o cabo seja destruído.
CONFECÇÃO E ENSAIOS DE TENSÃO APLICADA, COM HIPOT, EM MUFLAS DE MÉDIA TENSÃO

ENSAIOS EM CONDUTORES E CIRCUITOS ELÉTRICOS, PARA VERIFICAR A CONFORMIDADE COM AS NORMAS EXISTENTES

Apenas um bom projeto e uma boa mão de obra não garantem que as instalações elétricas estão com os parâmetros de segurança de acordo com as normas vigentes.
Além disso, a qualidade dos materiais elétricos é um item muito importantes e, dentre eles, destaca-se os cabos elétricos. Porém, infelizmente, não é raro encontrarmos casos de cabos elétricos fora das normas, mesmo com a indicação do selo de qualidade. Inclusive, casos onde foi necessário a substituição de todos os cabos de uma instalação elétrica, concluída
A Horus realiza ensaios nos circuitos elétricos, ou, em todos os condutores elétricos da sua obra, antes de serem instalados, garantindo a qualidade e segurança, evitando retrabalhos e prejuízos.